Professores

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ANALÍTICA E RELIGIÃO ORIENTAL E OCIDENTAL

Profa. Pós Ana Luisa Testa
Psicóloga clínica, graduada pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Psicoterapia Corporal e em Psicologia Analítica.
lattes.cnpq.br/6197803919973390


Profa. Dra. Anna Hartmann Cavalcanti
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado-sanduíche pela Universität Leipzig (2000) e pós-doutorado em Filosofia pela UFRJ (2006). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e memória, linguagem, estética em Nietzsche.
lattes.cnpq.br/7352512336335934


Prof. Pós Dr. Antonio Edmilson Paschoal
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999) com pesquisa desenvolvida na Freie Universität-Berlin. Atualmente é professor titular do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR e pesquisador (PP) do CNPq. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea e Ética, atuando principalmente em projetos como "Má consciência e ressentimento: velhas mazelas do subterrâneo do homem" e "Os limítes da razão na filosofia de Nietzsche" nos quais desenvolve estudos sobre aspectos da filosofia de Nietzsche em interface com o pensamento de Kant, Schelling, Schopenhauer e Foucault.
lattes.cnpq.br/0158461643798918


Prof. Carlos Antônio C. Harmath - Analista Junguiano, médico psiquiatra


Profa. Elizabeth Amaral
Psicóloga, Especialista em Psicologia Analítica e Analista Junguiana em formação pelo IJPR


Prof. Dr. Gilvan Fogel
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis (1971), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Filosofia - Karl-Ruprecht Universität Heidelberg, com a tese "Nietzsches Gedanke der Überwindung der Metaphysik (O pensamento nietzschiano da superação da metafísica) 1980. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro do Conselho editorial da coleção Pensamento Humano, - Editora Vozes. Trabalha com filosofia alemã contemporânea (Nietzsche e Heidegger, principalmente; fenomenologia, de modo geral). Concentra também seu trabalho na articulação/relação entre filosofia e literatura. A partir daí, ocupa-se com questões de arte e pensamento.
http://lattes.cnpq.br/8914094829938347



Profa. Dra. Isabela Fernandes Soares Leite
Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo das estruturas ficcionais da obra literária, Estudo comparativo entre ficção e narrativa mítica, A ficção na tragédia grega, ritual e mito no texto trágico.
http://lattes.cnpq.br/7988550606964353


Prof. Dr. Jairo Ferrandin
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista Junguiano pela FACIS-SP. Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF) e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano (ITF). Graduando em Psicologia (PUC-PR). Atualmente é Professor e Coordenador do curso de Filosofia na FAE Centro Universitário Franciscano do Paraná e professor convidado no Instituto de Psicologia da Religião ICHTHYS.
lattes.cnpq.br/5944493707042044


Prof. Pós Dr. Jamil Ibrahim Iskandar

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1978) , especialização em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985) , mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) , doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid (2001) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em Epistemologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Metafísica, Filosofia Árabe, Avicena.

lattes.cnpq.br/8606353309226591


Prof. Dr. José Jorge Zacharias
José Jorge de Morais Zacharias é psicólogo, concluiu o doutorado em Psicologia Social em 1994 e o mestrado em Psicologia da Personalidade, Desenvolvimento e Aprendizagem em 1989, ambos pelo IPUSP. Tem especialização em Psicoterapia Junguiana pela Fac. de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, 1994 e é membro trainee da Associação Junguiana do Brasil - IAAP. Foi docente convidado na PUCMG e titular na UNICID e USJT, onde desenvolveu docência, supervisão de estágio e atendimento clínico, e orientação de mestrado. É autor do Teste de Avaliação Tipológica QUATI. Atua em docência, clínica e supervisão de base analítica e consultoria. Publicou 3 artigos em periódicos especializados e 11 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros e 6 livros publicados. Possui 16 softwares, 13 processos ou técnicas e outros 19 itens de produção técnica. Participou de 14 eventos no Brasil. Orientou 16 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado, além de ter orientado 4 trabalho de conclusão de curso nas áreas de Administração, Psicologia e Educação. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade. Em suas atividades profissionais interagiu com 16 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Os principais temas da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tipologia junguiana, C. G. Jung, psicologia analítica, arquétipo, simbologia e mitologia brasileira, gestão de pessoas e comportamento organizacional, Quati, psicologia da religião e religiosidade, mitologia afro-descendente, clínica analítica, arteterapia e música.
http://lattes.cnpq.br/0927893406184591


Profa. Josiane Orvatich
É a editora da revista de cinema Juliette. É mestre em Filosofia, especialista em Psicologia Analítica (PUCPR) e doutoranda da UFPR em Estudos Literários pela UFPR com a tese comparativa entre a novela "História do Olho", de Georges Bataille, e o filme "Os pássaros", de Alfred Hitchcock. Dirigiu, produziu e roteirizou os curtas Ermos argênteos (2008), O chá (2008), Os primeiros desertores (2009) e Salomé (2009). Coordenou o cineclube Díinamo Núcleo de Cinema (2008-2009).


Prof. Dra. Jussara Maria Janowski Carvalho
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1975) , especialização em Psicologia Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1980) , especialização em Suficiência Investigadora pela Universidad Complutense de Madrid (2001) , especialização em Clínica Psicopedagógica pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba (1990) , mestrado em Educação Pedagogia Universitária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998) , doutorado em Fundamentos y Desarrollos Psicanaliticos pela Universidad Complutense de Madrid (2003) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) . Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Revisor de periódico da Psicologia Argumento e Membro de corpo editorial da Psicologia Argumento. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Analítica e literatura, Jung e a multiplicidade da psique.
lattes.cnpq.br/7953749822992767


Luciane Kellen Puerari Pauli
Especialista em Psicologia Analítica e Religião Oriental e Ocidental pelo Instituto Ichtys e Faculdades Vicentinas (2010). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente atua como docente na Faculdade Guairacá; psicóloga na CLIRE (clínica renal) e como psicóloga clínica.
lattes.cnpq.br/9890067423050201


Profa. Maria Helena Pelanda


Profa. Maria Luiza Zanellato


Prof. Nilo Agostini


Profa. Dra. Patrícia Pazinato
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) , graduação em Bacharel Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) , especialização em Ensino de Terceiro Grau pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1988) , mestrado em Disturbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) , doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2005) , aperfeicoamento em Psicanalista pela College de France Paris (1986) e aperfeicoamento em Coodenadora de Grupos Em Base Psicanalítica pela A Casa Hospital Dia (1984) . Atualmente é Coordenadora de Curso e Clínica da Universidade São Francisco, Professor Adjunto da Universidade São Francisco e Professor da Faculdade Teológica Baptista. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Experimental.
lattes.cnpq.br/4336988159404200


Profa. Dra. Sonia Regina Lyra
Doutora em Ciências da Religião / PUCSP, com a tese Nicolau de Cusa: Visão de Deus e Teoria do Conhecimento, com Bolsas da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé). Mestre em Filosofia / PUCPR, com a dissertação: Jung leitor de Nietzsche: acerca da morte de Deus (Orientador Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoal). Analista Junguiana formada pelo Instituto Junguiano de São Paulo, Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology de Zürich, com a monografia: O monge como arquétipo universal (Orientador Prof. Dr. Glauco Ulson). Analista didata membro do Instituto Junguiano do Paraná. Graduada em Psicologia pela PUCPR; Tem experiência na área de Psicologia Analítica, com ênfase em Intervenção Terapêutica e Supervisão Clínica. Sócia da SOTER - Sociedade Brasleira de Teologia e Ciências da Religião; Membro fundador da Sociedade Brasileira de Filosofia da Religião. Membro do NEMES Núcleo de Estudos em Mística e Santidade. Membro do Grupo de Pesquisa Inteligência Coletiva Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Religião: Tradição e Culturas Africanas Brasileiras. Presidente do ICHTHYS Instituto de Psicologia e Religião. www.ichthysinstituto.com.br
lattes.cnpq.br/7994630020057242



Prof. Dr. Viktor David Salis
possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971) , doutorado em A fenomenologia dos Mitos pela Universidade de Salzburg (1981) e doutorado em Epistemologia Genética pela Universidade de Genève (1977) . Atualmente é Professor Auxiliar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular da Universidade de Mogi das Cruzes, professor titular da Faculdade de Medicina de Jundiaí, professor titular da Faculdades Metropolitanas Unidas, professor titular da Faculdade Católica de Santos e Outro da Secretaria de Educação de São Paulo.
lattes.cnpq.br/7440067350147703


Ichthys - Instituto de Psicologia e Religião
Fone: (41) 3357-9895 / 9990-0575 - secretaria@ichthysinstituto.com.br - ichthys@ichthysinstituto.com.br